A Dependência das Redes Sociais
top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

A Dependência das Redes Sociais



Todos os dias milhões de pessoas passam grande parte do dia conectados as redes sociais, seja postando alguma opinião, fotos, ou vídeo, ou utilizando como uma poderosa ferramenta para divulgação e trabalho, uma coisa não temos dúvidas, as redes sociais tomaram conta do cotidiano. Mas algo tão real e preocupante quanto isso é a dependência dos usuários em utilizar essas redes, e ao menor sinal de uma pane como ocorreu na última quarta-feira (03) já pode sinalizar algo agoniante para quem está o tempo todo conectado de alguma forma.


Esse tipo de dependência apresenta a necessidade que a pessoa tem de se manter online o tempo inteiro, seja alimentando seu perfil com todo tipo de publicação, quanto acompanhando outras pessoas o tempo todo. O problema começa quando o usuário passa a se dedicar mais as redes do que a vida real, em que tudo precisa ser feito em busca de likes, seguidores, ou algo que ficaria lindo em seu feed e acaba deixando de viver a vida real em tempo real, em que acaba se mantendo afastado de amigos e parentes e cada vez mais conectado em uma vida online.


Com a necessidade de sempre se manter atualizado a cada nova publicação, a cada nova curtida, quando isso não acontece pode desencadear diversos problemas para a saúde do usuário, como ansiedade, depressão, estresse, em momentos que a postagem tem um engajamento abaixo do que se esperava . Por conta disso o Instagram uma das maiores plataformas estuda desativar a visualização dos tão desejados likes para que assim possa preservar de certo modo a saúde dos seus usuários.


Se manter conectado, conhecer pessoas do mundo todo e rever amigos antigos são uma das maravilhas das redes sociais, mas quando o mundo virtual se torna mais importante do que o real, e fotos editadas se tornam mais importantes que o momento que está sendo vivido, é melhor ir com calma e se desconectar um pouco, porque ainda não inventaram até hoje uma rede social melhor do que uma boa conversa em uma roda de amigos.

37 visualizações
bottom of page