top of page
  • Foto do escritorPat Estúdio

Arco-íris, a luz que contém todos os raios: O Arquétipo

Este fenômeno encantador explorado pelas religiões e pelo imaginário popular, trouxe uma importante contribuição para a física, pois foi observado e pesquisado por Isaac Newton e outros cientistas.


arquétipo do carvalho

Ele é um fenômeno óptico e meteorológico resultante da refração da luz. Acontece no momento em que o sol surge ao mesmo tempo que a chuva. No caminho do raio de luz solar ocorre uma separação, a luz é desviada e passa por dentro das gotículas de chuva da atmosfera, funcionando como um prisma e provocando o efeito multicolorido da refração.


Avistar no céu um arco-íris é realmente incrível!

O arco-íris é um arquétipo que simboliza renovação, esperança e é o elemento de ligação entre o céu e a terra. Visualizar o arco-íris representa a ação de seguirmos os desejos e propósitos dos nossos corações e o final do arco-íris significa manifestar as coisas que queremos em nossas vidas. Tudo o que está manifestado no plano físico, cumpre um propósito divino, que não necessariamente precisa ou pode ser entendido ou explicado. Apenas é. Transcende causa e explicação científica.


Presenciar a formação de um arco-íris no céu é algo muito mais significativo do que o processo que explica sua causa. É algo que toca fundo nossa alma, nos contagia, nos alegra.


O arco-íris também está no inconsciente coletivo associado à fortuna, abundância e prosperidade, pois popularmente costuma-se dizer que há um pote de ouro no final do arco-íris. Cada uma das tonalidades perceptíveis que encontramos no arco-íris, traz um significado e revela um aspecto divino a ser trabalhado em nós.


As sete cores do arco-íris estão presentes em nossos 7 principais chacras, estão nos tratamentos de Cromoterapia, estão nos 7 raios da Grande Fraternidade Branca e mostram a potente influência energética que as cores exercem sobre nós.


O arco-íris é um símbolo revestido de muito misticismo e existem registros dele em várias épocas e culturas. Foi na mitologia grega que surgiram os registros mais relevantes sobre esse fenômeno.


Diz a lenda que o arco-íris se formava toda vez que a deusa Íris, mensageira divina, descia à Terra para fazer a comunicação entre deuses e homens e ela deixava um rastro de cores quando atravessava os céus. Por isso é dado ao fenômeno o nome de arco-íris.


Existe um texto Hindu que traz uma definição muito profunda sobre o arco-íris. Ele fala que as pessoas que superaram seus vínculos terrestres estão prestes a alcançar um estado de consciência mais elevado e a experimentar o “corpo do arco-íris”, que é o estado que antecede o Nirvana, quando tudo se transforma em pura luz.


Além do corpo de arco-íris, o budismo nos traz uma referência a este milagre da natureza. Buda, após sua iluminação, desce dos céus utilizando uma escada de sete cores, confirmando mais uma vez o arco-íris como ponte entre os mundos.


Dentro na religião católica, o arco-íris é sinônimo da aliança de Deus com os homens. Nesse caso ele representa a intervenção divina e a esperança. Quando ele surge podemos entender como uma mensagem divina de que para tudo há uma razão, que tudo ficará bem e que Deus está olhando por nós.


Há uma citação também sobre o arco-íris na Bíblia, em Gênesis, capítulo 9, versículo 8 a 17, onde Deus promete a Noé que nunca mais haverão dilúvios sobre a Terra e como sinal desta promessa Ele fará aparecer nos céus um arco-íris como lembrança da aliança feita entre Ele e todos os homens e animais.


No aspecto esotérico o arco-íris é um dos símbolos da Nova Era, um movimento na década de 60 que buscava conscientizar as pessoas sobre a necessidade de evolução espiritual.


O arco-íris é o símbolo que representa o movimento LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) desde a década de 80, quando o artista Gilbert Baker criou uma bandeira de 8 cores com a intenção de mostrar a importância da inclusão em meio à diversidade.


A simbologia do arco-íris nos traz uma enorme e diversificada representatividade, pois ele está presente tanto em aspectos materiais como espirituais, reforçando ainda mais essa ligação. Gostou do nosso conteúdo?


Esperamos estar contribuindo para ampliar sua visão sobre os arquétipos e para que consiga utilizá-los de maneira mais assertiva em suas estratégias de marketing.


Siga acompanhando nossos posts para saber mais!


Envie uma mensagem aqui no direct ou por e-mail para: contato@patestudio.com.br


Telefone: (11) 2356-1191 WhatsApp: (11) 96331-9779



Siga-nos em nossas redes sociais e fique sempre de olho nas novidades!


Comments


bottom of page