top of page
  • Foto do escritorPat Estúdio

Arquétipo das Constelações

De acordo com antigos estudos, o céu estrelado talvez tenha sido a primeira atividade investigativa dos seres humanos, há milhares de anos atrás. Nessa época, a abóbada estrelada era observada com respeito, admiração e até um certo temor. Os astros celestes eram considerados divinos e o céu era sagrado e reconhecido como a morada dos deuses.


arquétipo do carvalho

A humanidade, desde o seu surgimento, observa o céu, as estrelas, os movimentos da Lua e do Sol e procura analisar suas influências na vida humana, nas marés, nos ciclos da natureza.


Observando o céu, os seres humanos inventaram as constelações, que são figuras imaginárias sejam elas pessoas, animais ou objetos representativos de determinado povo ou cultura, formado pelos aglomerados estelares.


É interessante saber que cada estrela no céu pertence a alguma constelação. Embora localizadas em uma mesma área, as estrelas estão, de fato, distantes muitos anos-luz umas das outras.


Antigamente, os povos viviam basicamente da caça, da pesca e da agricultura e precisavam conhecer com mais precisão o clima, as épocas de plantio e de colheita e o céu constelado os auxiliava neste sentido. As constelações serviram como calendário, relembrando épocas do ano e explicavam os fenômenos naturais. As constelações também foram a base para o surgimento de mitos e lendas na antiguidade. 


Os mitos, que nada mais são do que representações divinizadas, não foram lidos do céu para a Terra, mas ao contrário, eles partiram do imaginário humano, num processo inconsciente chamado de projeção. São criações humanas, o que para os hermetistas, seriam testemunhos da nossa realidade interior.


Um exemplo desses mitos é a lenda sobre a Constelação de Órion. Segundo os gregos, Órion era um gigante guerreiro e caçador que desafiou a deusa da caça, Ártemis, eliminando todos os animais da Terra. Revoltada com a situação, delegou a um escorpião a missão de matá-lo. No confronto, ambos morreram e em seguida foram transformados em constelações.


Já as constelações zodiacais, surgiram por volta de 500 a.C. pelos babilônios, para marcar a trajetória do Sol durante o percurso de um ano, assim, originando 12 subdivisões iguais de 30° cada. Dentro das 12 constelações do zodíaco, cada uma tem seu simbolismo próprio, e ainda, partindo da posição em que o Sol estivesse no céu, eram feitas associações com o clima e com as estações do ano na Terra.


A região que envolve a eclíptica, ou seja, a linha imaginária na qual observamos os movimentos dos astros no céu,  é chamada de Zodíaco. O fato de esta região ser onde sempre vamos observar os objetos do nosso Sistema Solar é o que destaca as constelações do Zodíaco das demais.


As constelações do Zodíaco são as de Peixes, Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Ofiúco, Sagitário, Capricórnio e Aquário. Essas constelações, assim como todas as outras, têm uma lenda que as envolve.


Para alguns povos, a constelação de Aquário estava associada à época das chuvas, e simbolizava fertilidade. No Egito, as cheias anuais do Rio Nilo eram provocadas pelo deus Aquário. 


Outro exemplo de associação interessante da constelação zodiacal, é que quando o sol estava na região da constelação de Virgem, os povos faziam a colheita do trigo, pois esta era uma função reservada às moças virgens.


As constelações são um arquétipo de simbologia bem diversificada, dependendo de como está sendo empregado. Sua representatividade pode estar associada ao clima e aos fenômenos naturais, às épocas de colheita e plantio, pode estar associado à fertilidade e também às características astrológicas quando associados aos signos do zodíaco. 


Os arquétipos são energias potenciais presentes no inconsciente coletivo que quando usadas e direcionadas com sabedoria e prudência podem nos auxiliar de diversas formas, despertando nossa criatividade, facilitando a solução de problemas, melhorando nosso foco, entre outros.


Continue acompanhando nossa série sobre arquétipos e aprenda mais sobre essas incríveis ferramentas! 


Envie uma mensagem aqui no direct ou por e-mail para: contato@patestudio.com.br


Telefone: (11) 2356-1191 WhatsApp: (11) 96331-9779



Siga-nos em nossas redes sociais e fique sempre de olho nas novidades!


Hozzászólások


bottom of page