Quero fazer minhas próprias escolhas.
Esse foi um dos pedidos feitos pela deusa grega Ártemis, logo que conheceu seu pai Zeus.
Ártemis, filha de Zeus e Leto, e irmã gêmea de Apolo, é também conhecida como a deusa Diana na mitologia romana.
Ártemis é fruto de uma aventura extraconjugal e de um parto difícil. Sua mãe, Leto, foi perseguida por uma serpente e precisou percorrer o mundo todo procurando um local seguro onde pudesse dar à luz aos filhos que carregava em seu ventre.
Após 9 dias de fortes dores, em meio à escuridão da noite, nasce a deusa Ártemis, representando a individualidade, o poder, o direito de existir, de ser e de ter opinião própria.
Logo após seu nascimento, Ártemis já demonstrava suas habilidades, ajudando a própria mãe no parto do seu irmão Apolo. Sua atitude deixa claro que o único mecanismo capaz de tornar um sonho realidade é a vontade e a ação.
Ártemis tem muitas atribuições positivas e foi uma das deusas mais veneradas de toda a Grécia. Está associada à lua e possui como traço particular o seu espírito caçador, o que a faz ser geralmente representada por uma arqueira.
A turbulenta, sagitário com o arco de ouro, que corre através dos montes e florestas, ficou conhecida como a deusa da caça, da vegetação, dos animais, da fertilidade e da castidade. Ela é também a protetora das mulheres grávidas, das crianças, dos nascimentos, dos animais domésticos e dos campos.
Em seu lado sombra, Ártemis se revela teimosa, explosiva e vingativa. Mostra-se impiedosa com as mulheres que cedem à manifestação do amor. Ela é uma leoa que detém os caminhos do desejo, da sensualidade e da luxúria.
Ela é também conhecida pela crueldade com que trata aqueles que ousam contrariar sua vontade e sob o ponto de vista de alguns psicanalistas, ela simboliza o aspecto ciumento, dominador e castrador da mãe.
A deusa Ártemis, morava nas montanhas da Arcádia, juntamente com sua legião de ninfas e viviam em meio à natureza e próximo dos animais silvestres. É muito comum que ela seja representada correndo ao lado de animais selvagens, como veados, e também acompanhada por cães de caça.
A deusa Ártemis traz o arquétipo de uma mulher livre e independente que mesmo em um mundo hostil, busca corajosamente conquistar seus objetivos.
Ele é um arquétipo feminino associado à igualdade, independência, aventura, foco e sororidade. Tem como atributo estimular a mulher a agir por si mesma, tendo autoconfiança e um espírito livre, que a faz se sentir completa e capaz.
A deusa Artémis, traz em seu arquétipo algumas lições de crescimento e libertação tais como o de conhecer nossos próprios limites no tocante à solidão e autonomia. Também nos traz o propósito de acolher e direcionar a energia de ação que surge a partir da raiva, a nosso favor. Ártemis motiva o exercício da humildade e do perdão e, ainda nos ensina a superar a sombra dos irmãos perfeitos.
Ártemis é uma das faces da Grande Deusa, fragmentada em sete partes e estas compõem o aspecto feminino na cultura e no inconsciente coletivo. Ártemis é um dos pedaços a serem buscados em nós, em que cada pessoa, a sua maneira, irá montar de modo singular esse quebra cabeças, na busca de equilíbrio e plenitude ao longo da vida.
Arquétipos São Energias Poderosas e motivam grandes transformações em todas as áreas de nossa vida, seja no aspecto profissional, no âmbito dos relacionamentos ou da saúde.
Saiba mais sobre o potencial de cada arquétipo, acompanhando nosso conteúdo aqui no blog!
Silvia Marto
Envie uma mensagem aqui no direct ou por e-mail para: contato@patestudio.com.br
Telefone: (11) 2356-1191 WhatsApp: (11) 94065-8326
Siga-nos em nossas redes sociais e fique sempre de olho nas novidades!
#patestudio #arquétipos #simbolos #artemis #deusaartemis #deusadacaça #deusadanatureza #deusagrega #diana #deusadalua #caçadora #aventureira #protetora #mulherlivre #mulherindependente #sororidade #inteligênciacósmica #marketing #marketingearquétipos #influência #comunicação #prosperidade #marketingdigital #mktdigital #autoconhecimento #expansãodeconsciência #consciência #energiadosarquétipos #energia #novaenergia #héliocouto
Comments