top of page
  • Silvia Marto

O Arquétipo da Afrodite

Afrodite é a deusa grega do amor, da alquimia, da sexualidade, da fertilidade e da beleza física. Na mitologia romana, a deusa Afrodite era representada por Vênus.

arquétipo da águia

O significado de Afrodite para os antigos gregos, ia mais além disso. Ela tinha relação com a guerra, com o comércio e também com as navegações marítimas.


Símbolo de espontaneidade e criatividade, Afrodite representa a paixão e a emoção. Está onde seu prazer a leva. Efêmera, vive o momento. Carismática, livre e receptiva, a deusa do amor é fiel a si mesma e aos seus interesses. Possui a capacidade de se encantar pela vida e pelas pessoas como são.


À medida que seu culto se espalhou pelas cidades gregas de Esparta, Corinto e Atenas, aumentava ainda mais o número de seus atributos, sempre relacionados com a sexualidade e a fertilidade.


Há relatos que nos cultos para Afrodite sempre existiam sacrifícios de animais, lindas flores e frutas, como maçã e romã.


Segundo a mitologia, Afrodite é natural da ilha de Chipre, porém existem diversas versões que contam como foi seu nascimento.


Uma das versões relata que Afrodite seria filha de Zeus, deus dos deuses, e Dione, deusa das ninfas. Porém, a história mais conhecida diz que a deusa originou-se de forma incomum, pela espuma do mar, quando Cronos (deus do tempo) cortou os órgãos genitais de seu pai, Urano (deus do firmamento), e os lançou no oceano esparramando seu sêmen e formando a espuma do mar.


Conta o mito, que Afrodite teria sido levada sobre as ondas por Zéfiro, um dos quatro ventos, até a ilha de Chipre, onde foi ali recolhida e cuidada pelas Estações. Mais tarde, foi levada à assembleia dos deuses, onde todos ficaram encantados e perplexos com sua beleza.


Ela inspirou escultores, músicos, poetas e pintores, como o pintor renascentista Botticelli.

A deusa do amor também apresenta aspectos negativos, pois era tida como uma divindade muito vingativa e irritada. A infidelidade também é uma das sombras dessa deusa e seus relacionamentos afetivos eram sempre envolvidos em crises e conflitos.


Afrodite era casada com Hefesto, o deus do fogo, porém devido às suas características, teve diversos amantes, tanto deuses como mortais e consequentemente, também teve muitos filhos.


A deusa do amor usava um cinturão mágico de grande poder sedutor e a magia de sua paixão era irresistível. A mitologia mostra que a deusa Afrodite seguidamente ajudava seus amantes a superar todos os desafios.


Afrodite representa um arquétipo feminino extremamente poderoso, que pode ser ativado de várias formas. Tem forte ligação com as artes, com a dança, com a delicadeza das flores e com o prazer pela vida.


A deusa Afrodite, traz em seu arquétipo alguns ensinamentos profundos sobre a vida e nossas relações. Ela nos inspira a soltar as amarras do controle, o que nos permite viver de forma mais leve e prazerosa.


Afrodite também está associada a elevação de nossa energia sexual, porém não direcionada apenas a relação em si, mas sim na vontade de agir, trabalhar e realizar.


O arquétipo dessa deusa também nos ensina a praticar a gentileza, a amorosidade, a gratidão e a ver beleza em tudo o que existe. Nos traz lições de coragem, confiança, autoestima e amor-próprio. Ela nos traz o propósito de acolher as diferenças, amando e respeitando a todos exatamente como são.


Inspire-se nesse arquétipo de elevado poder! Porém, use-o com cuidado e consciência para que ele não venha a despertar sentimentos indesejados.



Silvia Marto



Envie uma mensagem aqui no direct ou por e-mail para: contato@patestudio.com.br


Telefone: (11) 2356-1191 WhatsApp: (11) 94065-8326



Siga-nos em nossas redes sociais e fique sempre de olho nas novidades!


Comentários


bottom of page