top of page
  • Silvia Marto

O Arquétipo da Atena

A deusa Atena é conhecida também como "Palas Atena", ou ainda Minerva para os romanos. Ela é a deusa grega da sabedoria, da inteligência, das artes, dos trabalhos manuais, das invenções, da bravura e da eloquência.

arquétipo da águia

Atena é também a poderosa deusa da guerra, batalha que é travada de maneira estratégica, nunca usando de violência. Atena representa a valorização do pensamento racional, o domínio da vontade e do intelecto e foi conhecida por suas estratégias vitoriosas e soluções práticas.


A Deusa Atena foi responsável por muita prosperidade e ajudou, através de sua sabedoria, inteligência e perspicácia com estratégias bélicas, Atenas a crescer e vencer muitas batalhas.


Sua figura tem grande importância na cultura ocidental e ela foi muito venerada na Grécia Antiga, nas colônias gregas da Ásia Menor e do Norte da África.


Representada como uma linda jovem guerreira, portadora de um escudo mágico, também usava um capacete, uma lança e vestia uma couraça. Tem sua estátua erguida em frente à Academia de Atenas, na Grécia. Patrona e guardiã da cidade mais importante do país, tudo era dedicado a ela, inclusive moedas cunhadas com seu rosto.


O mito de Atena relata que ela é filha de Zeus - o deus dos deuses - e Métis, sua primeira esposa. A história conta que Zeus, temia que seu filho com Métis tomaria seu lugar no panteão e então ele resolve propor um desafio à esposa, pedindo que ela se transformasse em uma gota d'água, e assim ele a engole.


Depois de um tempo, Zeus passa a ter fortes dores de cabeça e um certo dia pede ao deus Hefesto que abra seu crânio com um machado a fim de curá-lo. E assim, de dentro da cabeça de Zeus, que nasceu Atena.


A simbologia associada a essa deusa são a coruja, a oliveira, o escudo e a lança. A coruja é o seu animal de poder, que a acompanha sempre e simboliza a sabedoria e o senso de percepção aguçado. A Oliveira, árvore milenar sagrada para os gregos, representa a prosperidade. O escudo e a lança simbolizam a guerra justa.


O arquétipo de Atena está associado a mulheres e homens inteligentes, estrategistas, sagazes e corajosos. Ela representa a mente lógica, governada mais pela razão do que pelo coração, pois não existe um impulso de Atena para o amor. Ideal para ser usado por quem busca independência, sucesso na carreira, nos negócios ou até mesmo um novo caminho para recomeçar.


Por ser um arquétipo de poder mental fortíssimo é normalmente usado por administradores, professores e intelectuais. Homens fortes, poderosos, com autoridade e tendência a defender os valores patriarcais, também estão ligados a esse arquétipo.


Com o arquétipo de Atena, você percebe oportunidades em todas as situações da sua vida. Ele traz grande senso de realidade, clareza, objetividade e lucidez de pensamento.

Também representa um arquétipo da prosperidade e do sucesso nas arenas comerciais, acadêmicas, científicas, militares ou políticas.


Atena também mostra um lado sombra, pois não suportava ser desafiada e sentia que devia provar sua superioridade em diversos testes e desafios, tornando-se arrogante, mandona e impulsiva. Por essa razão é vista envolvida em conflitos e tumultos ao longo da história.


Atena é a deusa que nos ensina a aprender.


Os arquétipos expressam modelos de funcionamento mental que estimulam uma organização interna e nos guiam na tomada de consciência. Eles influenciam nossas escolhas, valores, pensamentos e até mesmo nossos sonhos.


Conhecer os arquétipos é se aprofundar no inconsciente coletivo, podendo dele extrair grandes insights para suas estratégias de marketing. Continue acompanhando nossos conteúdos sobre arquétipos!




Silvia Marto



Envie uma mensagem aqui no direct ou por e-mail para: contato@patestudio.com.br


Telefone: (11) 2356-1191 WhatsApp: (11) 94065-8326



Siga-nos em nossas redes sociais e fique sempre de olho nas novidades!


1 Comment


John Santana
John Santana
Jan 26

Muito bom! <3


Like
bottom of page