top of page
  • Foto do escritorPat Estúdio

O arquétipo da Chama

A chama é um símbolo de tremenda importância Veja só que ela marca o começo da interferência humana na natureza. Pense, que muitas das artes e antigas indústrias dependiam do fogo de alguma forma.


arquétipo do carvalho

Interessante é que a espiritualidade também reclama a chama como um dos seus símbolos mais relevantes. Além de nos lembrar que a alma foi criada a partir de uma centelha divina, os espiritualistas também valorizam o poder que o fogo tem de destruir a matéria, para que ela renasça, se modifique, se renove.


O simbolismo da chama também está diretamente ligado a outros tantos símbolos famosos, como a tocha olímpica, por exemplo. Desde a Grécia Antiga, se acendia a tocha para anunciar o início dos jogos e essa tradição é mantida até hoje!


A chama também é um símbolo regional muito forte. A chama crioula, como é chamada pelos gaúchos, aparece nos Festejos Farroupilhas, que antecedem o dia 20 de setembro e representa a história, a tradição e a alma da sociedade gaúcha.


A simbologia da chama está muito relacionada com a simbologia da vela e do fogo. Para muitos, a chama é como se fosse a alma do fogo. Ela simboliza purificação, iluminação, amor espiritual, representa o espírito, a transcendência e a também a transmutação.


Para os budistas, a chama representa a sabedoria e o ato de queimar a ignorância.


Na Bíblia, as chamas representam a presença divina, como por exemplo, a sarça ardente que Moisés encontrou no deserto. No Cristianismo, existem santos representados com o coração em chamas, indicando a presença do Espírito Santo e ainda simbolizando a esperança e a vida.


Em religiões como Candomblé e na Umbanda, as chamas aparecem em rituais de invocação e comunicação com os orixás e outras entidades espirituais. As chamas também representam a presença divina e a energia dos espíritos.


A chama também carrega um significado negativo. Quando está associada à destruição e quando pode refletir o arder das desavenças, da inveja, da luxúria, da revolta e da guerra.


A chama é um poderoso arquétipo e que dependendo do contexto em que estiver inserido, pode ter uma influência diferente. Veja no marketing por exemplo, a chama é usada como símbolo de inovação, paixão pela excelência e o calor do compromisso com a qualidade.


Os arquétipos são incríveis ferramentas que potencializam uma ideia, um propósito, impulsionam marcas, motivam ações e despertam sentimentos. Estude-os e saiba usá-los com inteligência e direcionamento!



Siga acompanhando nossos posts para saber mais!


Envie uma mensagem aqui no direct ou por e-mail para: contato@patestudio.com.br




Siga-nos em nossas redes sociais e fique sempre de olho nas novidades!


Bình luận


bottom of page