top of page
  • Foto do escritorPat Estúdio

o arquétipo da ESTRELA

As estrelas sempre foram uma fonte de encantamento e admiração para os seres humanos. Quando criança, olhávamos para o céu, buscando encontrar uma estrela cadente para lhe fazer um pedido, não é verdade?

arquétipo da águia

Muitas vezes, elas também representam um refúgio, um porto seguro, um local de acolhimento para o nosso olhar. São a luz que brilha na noite escura, guiando e direcionando os seres diante do desconhecido. E tiveram um papel importante na história, pois estes astros guiavam os antigos navegadores e os auxiliavam a ajustar suas rotas.


O arquétipo da estrela é um símbolo antigo que tem sua representatividade em diversas culturas e tradições. Seu formato geométrico variado, seja de quatro pontas, cinco pontas, seis pontas e por aí vai,  tem vários significados. 


Dentre muitos significados que a estrela pode ter, os mais comuns estão associados à perfeição, luz, céu, renascimento, renovação, proteção, divino, esperança. Esse arquétipo também é considerado como símbolo da verdade, do espírito, da vitória e do sucesso.


A estrela foi sempre associada à sorte, êxito, ligada à missão, ao propósito dos seres humanos. Tanto isso é verdade, que na tradição hebraica se dizia que o destino estava escrito nas estrelas.

  

As tradições mais antigas diziam que em cada estrela habitava uma alma humana. Também mencionavam que as estrelas representavam os nossos anjos da guarda. 


As estrelas estão relacionadas com o nascimento, a vida e a morte. 


Na mitologia grega, existia uma crença de que as almas eram feitas de uma matéria muito semelhante à das estrelas, conhecida como éter, de densidade mais leve que o fogo.


As divindades femininas, como a Deusa Vênus, eram representadas como se fossem estrelas, tamanho seu brilho. O interessante é que ainda hoje o planeta Vênus é conhecido como Estrela da Manhã. 


Os antigos egípcios acreditavam no poder da Estrela de Osíris, também chamada de Sírius, a mais brilhante de todas as estrelas do céu, que surgia com as benéficas cheias do rio Nilo.


Na tradição cristã, a estrela mais famosa é a estrela de Belém, de quatro pontas, símbolo que anunciou nos céus a chegada do filho de Deus na terra, o Messias, e foi ela que guiou os três Reis Magos até o local do nascimento de Jesus. 


A estrela é uma figura geométrica habitualmente representada com cinco pontas, considerada em muitas culturas sinal de força e energia.  Essa forma da estrela aparece no pentagrama, um símbolo composto por cinco letras, figuras ou sinais, originado de uma estrela de cinco pontas, a qual se atribui uma ligação ao misticismo. 


A estrela de cinco pontas também é um símbolo muito comum no Oriente e utilizado nas bandeiras das nações islâmicas e árabes e de outros países como os Estados Unidos e o Brasil. 


O hexagrama, que pode ter a forma de uma estrela de seis pontas, é a famosa Estrela de Davi, associada à tradição hebraica e judaica. Composta por dois triângulos equiláteros que simbolizam a união do feminino e do masculino, por essa razão, essa estrela simboliza a união dos opostos, bem como remete à ligação entre o céu e a terra.


Na tradição hindu a estela de seis pontas é a representação do deus Shiva e da deusa Kali. 


Ainda no hinduísmo, a estrela aparece no formato de oito pontas, representando oito divindades, que unidas compõem as oitos formas de Lakshmi, a Deusa da Abundância. 

A estrela de oito pontas também aparece em outras tradições associada à plenitude, abundância e regeneração.


O arquétipo da estrela também aparece na sua forma de sete pontas, em que está associada à harmonia do mundo, as sete cores do arco-íris e as sete zonas planetárias e carrega toda a simbologia numerológica do número sete.  Para os cristãos, representa os sete dias da criação do mundo e para os budistas os sete degraus para a iluminação. 


Arquétipos e símbolos quando usados com inteligência criam uma identificação, despertam sentimentos e estimulam comportamentos.  


Se gostou desse conteúdo, fique ligado nos próximos posts que seguiremos trazendo mais informações sobre outros arquétipos interessantes.



Envie uma mensagem aqui no direct ou por e-mail para: contato@patestudio.com.br


Telefone: (11) 2356-1191 WhatsApp: (11) 94065-8326



Siga-nos em nossas redes sociais e fique sempre de olho nas novidades!


Comentários


bottom of page