top of page
  • Foto do escritorPat Estúdio

O Arquétipo do Pombo da Paz

A pomba é um dos símbolos mais antigos da história da humanidade, presente em diferentes culturas e com diferentes significados. Ela está coletivamente associada à paz, aos bons presságios, ao início de uma nova vida, bem como a mensagens de amor, tranquilidade, liberdade, simplicidade, pureza de alma, a sublimação do instinto e a ascensão espiritual.


Na cultura cristã ela representa o espírito-santo, dentro da santíssima trindade. A pomba remete aquilo que o homem tem de eterno, o princípio vital de todo ser, que é a alma. No relato do martírio de São Policarpo, a pomba sai de seu corpo santo, depois de sua morte. Em uma citação de São Gregório, ele menciona que à medida que a alma vai se aproximando da luz, ela vai se tornando cada vez mais bela, assumindo a forma de uma pomba.


Também na cultura judaico-cristã, quando a pomba trouxe a Noé o ramo de oliveira depois do dilúvio, representou a paz que se fez entre Deus e os homens.


Na mitologia grega e na romana, representadas pelas deusas Afrodite e Vênus respectivamente, consideradas como deusas mãe do amor, elas aparecem em muitas ocasiões ao lado de uma pomba. Nesse contexto surge o sentimento de amor supremo e incondicional e ele aparece como um dos elementos centrais das nossas vidas. Também aparecem pombos associado ao casal Eros e Afrodite, representando a realização amorosa e os desejos entre os amantes.


Os pombos também são considerados também como símbolo da criação, maternidade e devoção, pois tem uma característica bem curiosa dentro do reino das aves. Eles são capazes de produzir o seu próprio leite para poder alimentar seus filhotes. Os pombos, algumas vezes, não comem alimentos sólidos logo após o nascimento das suas crias, para produzirem um leite ainda mais puro. Este é outro elemento que confirma os aspectos maternos e de devoção da mãe pombinha pelos seus filhos.


A pomba tem no seu atributo como mensageira, uma associação a sua cor. Assim como a pomba branca está relacionada à paz e ao bom presságio, os pombos cinzas ou pretos transmitem uma mensagem de cuidado, alerta e apontam o surgimento de problemas ou dificuldades. Mas, mesmo estando nos avisando de algo negativo, os pombos ainda assim nos mostram uma mensagem de força e esperança e de que não precisamos nos preocupar, pois vamos superar todas as dificuldades e desafios.


Um interessante estudo realizado pelo Vaticano, aponta a importância de soltar pombos brancos no final de um funeral, pois a revoada ajuda no bem-estar físico e emocional da família que sofre a dor da perda. A justificativa está no fato de que quando o sistema emocional está afetado, o corpo todo tensiona e o simples movimento do pescoço e de voltar os olhos para cima por alguns minutos, estimula o sistema nervoso, reduz a pressão arterial, diminui o ritmo respiratório e proporciona uma sensação de relaxamento.


Todo esse simbolismo, provém evidentemente, da graça e da beleza desse pássaro e de sua alvura imaculada. A pomba é considerada como um ser ingênuo e como um símbolo que traz sempre a mensagem de sentimentos elevados e positivos!


Conhecer e identificar a simbologia contida nos arquétipos é fundamental para que você entenda as crenças e valores de um determinado grupo social. Os arquétipos são poderosas ferramentas de persuasão e influência, que quando bem aplicadas podem trazer excelentes resultados.


Acompanhe nossos próximos posts sobre arquétipos!


Silvia Marto


Mande uma mensagem aqui no direct ou envie um e-mail para: contato@patestudio.com.br


Telefone: (11) 2356-1191 WhatsApp: (11) 94065-8326



Nos siga em nossas redes sociais e fique sempre de olho nas novidades!


Comments


bottom of page