top of page
  • Foto do escritorPat Estúdio

O Arquétipo do Tigre

O tigre é um animal de raríssima beleza! Poderoso, imponente e perigoso, é um dos maiores e mais fortes animais da Terra. Os tigres possuem características únicas, hábitos peculiares, uma aparência encantadora e ao mesmo tempo misteriosa.

arquétipo do tigre

Infelizmente, os tigres são uma espécie em extinção. Hoje, eles são encontrados principalmente na Ásia, mas em tempos atrás, era possível encontrar essa espécie em várias partes do mundo.


O arquétipo do tigre ao longo dos anos influenciou pessoas, diversas culturas e religiões e cada uma delas, traz um sentido simbólico diferente.


De um modo geral, o tigre evoca a ideia de poder e ferocidade, pois é um animal caçador e guerreiro. Em algumas tradições orientais, o Tigre é um animal que representa a vitalidade e a regeneração. Sua energia de cura harmoniza as águas e ele é capaz de devorar quaisquer influências maléficas que ousam perturbar o equilíbrio.


O tigre é um animal que influencia vários aspectos da cultura chinesa. Na história e nas lendas aparecem os Cinco Tigres, sendo quatro deles os guardiões dos pontos cardeais e um do centro. São os guerreiros valorosos e a força protetora do império chinês.


No horóscopo, o tigre aparece como um signo de aspecto Yang, com a energia do masculino, do céu, do fogo, remetendo à impulsividade, imprevisibilidade, generosidade e afetuosidade.


Numa perspectiva diferente, dentro da filosofia taoísta, o tigre é conhecido como o rei de todas as criaturas selvagens, sendo símbolo de bravura e poder. O tigre representa uma das forças responsáveis pela manutenção do equilíbrio na Terra e está conectado à energia yin, e que junto com energia yang, do dragão, formam as forças de criação do universo.


Ainda na China, eles eram conhecidos por seus atributos medicinais, usados até hoje por aqueles que acreditam na eficácia da medicina tradicional chinesa. Antigamente, partes do corpo do tigre eram utilizadas na fabricação de remédios e elixires que supostamente tinham grande poder de cura.


Em algumas culturas indígenas, especialmente aquelas que habitavam as regiões da Rússia, o tigre era considerado um dos animais mais superiores do reino animal e na Ásia Oriental, por exemplo, o tigre é um animal extremamente venerado, pois representa a realeza, a ira e o destemor.


Na Índia o Tigre surge servindo de assento para a deusa Durga, mãe de Ganesha e também para Shiva Shankara, deus da destruição e da renovação, significando o domínio de Shiva sobre as forças da natureza.


Na cultura coreana, o majestoso animal é considerado o guardião e também um espírito divino. O tigre é símbolo de poder e coragem e acredita-se que afasta o mal e traz boa sorte.


Para os budistas o tigre simboliza a força espiritual, a fé, a confiança incondicional, a consciência disciplinada, a gentileza e a modéstia. ​Por muito tempo, os tigres podiam ser vistos nos templos budistas do continente asiático e há relatos de que existem lugares onde eles ainda vivem em comunhão com os monges.


O tigre para o xamanismo significa proteção. Por ser um animal cauteloso, observador e muito poderoso, é um símbolo de admiração e segurança. Ele devora as influências maléficas. É um caçador solitário e silencioso e simboliza a remoção de todas as distrações da mente e o foco no momento.


Ainda segundo o xamanismo, o Tigre vai ensinar o equilíbrio entre os extremos da natureza, dos sentimentos e do temperamento. Quando o tigre se apresenta como um guardião ele nos evoca para agir com cautela, inteligência, rapidez, iniciativa, persistência e nos convida a aprender a aproveitar as oportunidades.


Existe uma lenda grega que conta porque o nome de Tigre foi dado a um rio da Mesopotâmia, que para seduzir uma ninfa por quem estava apaixonado, o deus Dioniso, transforma-se em um tigre. A ninfa perseguida, tendo chegado a margem do rio, não podendo continuar, deixa-se agarrar pela fera, que a ajuda a atravessar para a outra margem. O rio recebe esse nome em memória à ninfa e ao deus que se unem em suas margens.


Na bíblia, Tigre, também é citado como o nome dado a um rio, com margens muito férteis, nas quais surgiram as primeiras civilizações. Os rios Tigre e Eufrates, delineiam a Mesopotâmia e estão localizados onde hoje fica o Iraque, Síria e Turquia.


Hoje trouxemos pra você toda a simbologia envolvida no arquétipo do tigre, um arquétipo forte, que exige análise e critério em sua aplicação.

Acompanhe nossos posts e entenda mais sobre essa ferramenta poderosa para usar em seus projetos!



Silvia Marto


Mande uma mensagem aqui no direct ou envie um e-mail para: contato@patestudio.com.br


Telefone: (11) 2356-1191 WhatsApp: (11) 94065-8326



Nos siga em nossas redes sociais e fique sempre de olho nas novidades!


Comments


bottom of page