top of page
  • Foto do escritorPat Estúdio

Orquídea: o arquétipo da beleza, do luxo e da abundância!

Os arquétipos de flores trazem a beleza de suas formas e cores, além da força da natureza e dos ciclos da vida. As flores são consideradas arquétipos poderosos que atuam para aqueles que buscam mudanças de vida de forma mais consciente.

arquétipo da águia

O significado arquetípico da orquídea é bastante amplo. Há mais de 2.500 anos as orquídeas vêm encantando a humanidade e foram utilizadas no passado em poções curativas e afrodisíacas, para decoração e tem destaque na linha do misticismo.


Segundo o Dicionário dos Símbolos, a orquídea pode trazer prosperidade financeira, amor, desejo, luxo e beleza. De um modo geral sua energia está relacionada ao crescimento pessoal, poder, status, auto estima, realização, fecundação, união, felicidade e prazer.


A orquídea é uma das plantas mais valorizadas do mercado, e por isso pode ser símbolo de riqueza material. Esse arquétipo traz consigo a energia da prosperidade financeira, do sucesso, do luxo.


A flor tem também um significado esotérico que vai ao encontro da perfeição e da pureza espirituais.


Na escolha da orquídea como arquétipo, preste atenção ao significado da cor. A orquídea branca está associada ao amor puro e à perfeição, possuindo uma vibração que atua no chakra coronário, localizado no topo da cabeça.


Já as vermelhas remetem aos relacionamentos amorosos. As mulheres gregas usavam orquídeas vermelhas ou rosa em sua cabeça, sinalizando sua disponibilidade para um pretendente.


Orquídeas amarelas estão ligadas à prosperidade, à energia do dinheiro e à abundância. Na cor azul, atraem tranquilidade, harmonia e votos de reconciliação. Orquídeas nas cores roxa ou lilás, representam a espiritualidade e a transmutação. A orquídea negra está associada ao poder e à superioridade.


Seu nome, de origem grega, tem um curioso significado: orchids, que significa testículo. Existem registros em que o filósofo grego Teofrasto de Lesbos, descreve uma planta com dois pequenos tubérculos subterrâneos, que pela sua percepção, seriam semelhantes a anatomia masculina, motivo pelo qual a orquídea é uma flor associada à virilidade.


Na Grécia antiga, as mulheres grávidas acreditavam que podiam influenciar o sexo dos seus bebês através das raízes dessa flor. Se o casal desejasse ter um menino, o pai deveria comer um grande número de tubérculos da planta. Caso quisessem uma menina, a mãe deveria consumir alguns poucos tubérculos.


Nesse sentido, na China antiga, a orquídea é a flor, considerada símbolo de fecundação e muito usada nas festas da Primavera com a intenção de afastar energias contrárias à fertilidade.


Ainda na China, um dos grandes admiradores das orquídeas foi o filósofo Confúcio, um dos Chohans do segundo raio da Grande Fraternidade Branca. Ele era fascinado pelo seu perfume e beleza, relacionando a flor com a delicadeza de sentimentos, amor, pureza e elegância.


Durante a era vitoriana, o simbolismo das orquídeas estava diretamente associado ao luxo, pois as flores eram extremamente raras, encontradas apenas nos trópicos. Os vitorianos colecionavam orquídeas exóticas como sinal de luxo, riqueza e sabor refinado. Quando dadas como presente, quanto mais rara ela fosse, mais profundo apreço pelo presenteado.


O povo asteca, costumava beber uma mistura de orquídea, baunilha e chocolate, pois acreditavam que isso lhes daria poder, força, e coragem para enfrentar árduos trabalhos e duras batalhas.


O arquétipo da orquídea é carregado de aspectos poderosos que estimulam mudanças na vida de forma mais consciente. Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender melhor a simbologia e representatividade desse arquétipo.


Siga acompanhando nossos posts para aprender ainda mais sobre essa incrível ferramenta de marketing!


Envie uma mensagem aqui no direct ou por e-mail para: contato@patestudio.com.br


Telefone: (11) 2356-1191 WhatsApp: (11) 94065-8326



Siga-nos em nossas redes sociais e fique sempre de olho nas novidades!


4.032 visualizações

Comments


bottom of page