Criação de Personas: A construção do seu público
top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

Criação de Personas: A construção do seu público



A aplicação da utilização de personas no seu negócio é a representação do seu cliente ideal, com ela é criada toda a personificação do seu público, quanto mais conhecermos o cliente melhores serão os resultados alcançados pelas ações. Tão importante quanto sabermos quem se encaixa como nosso público, é identificarmos quem não se encaixa com a nossa marca e produto. Porque assim podemos direcionar a nossa campanha exatamente para quem nos trará resultados satisfatórios, uma campanha direcionada para um público incorreto pode se tornar um fracasso.


Criar uma persona é algo simples, mas que deve ser bem estruturado e respeitando todas as perguntas necessárias, quanto mais completas as informações forem, melhor o desenvolvimento, aspectos bem construídos tornam a persona praticamente real, até mesmo se fazendo possível conhecer alguém assim. O ideal é que seja criado pelo menos quatro personagens diferentes para o seu negócio, mas lembrando de que todas devem se encaixar no seu segmento.


Para que uma persona "crie" vida é preciso que seja levado em consideração alguns aspectos, de um nome, profissão, idade e sexo e família. Essas informações pessoais são responsáveis para que crie uma intimidade com o seu personagem, uma identificação do seu público-alvo e para quem você quer direcionar a sua campanha. Informe a faixa salarial, o nível de escolaridade e local onde mora, esses dados serão favoráveis no momento de identificar como falar com o público. Com esses dados já é possível a construção das personas, mas para que fiquem mais completas, pode ser adicionada ainda: As atividades que gosta de fazer nas horas vagas, tipo de conteúdo que consomem, por qual meio acessam as informações, quais os problemas que elas possuem e as soluções que seu produto e serviço podem oferecer.


Essas informações podem ser obtidas através do conhecimento que você já possui do perfil dos seus clientes, mas também através de pesquisas, e-mails, conversar com pessoas que se identificam com o seu público-alvo. Todo tipo de informação que você conseguir será bem-vinda, lembrando quanto mais completa e precisa as informação, mais consistente e real se torna sua persona, alcançando o sucesso e público tão desejados.





35 visualizações
bottom of page