top of page
  • Foto do escritorPat Estúdio

Saiba quais as dimensões e os tamanhos para imagens e vídeos no YouTube

Essa plataforma vem conquistando cada vez mais espaço na rotina dos produtores de conteúdo. Por esse motivo, trazemos pra você nesse artigo, dicas importantes que irão te ajudar muito em se tratando dos tamanhos e das dimensões das imagens e dos vídeos no YouTube.



O YouTube, assim como todas as outras redes sociais, possui certas diretrizes para organizar e estruturar os conteúdos a serem postados.

Assim, para que você possa personalizar o seu canal com uma boa imagem de capa e de perfil, assim como também para gravar e editar os vídeos que serão postados é fundamental saber quais são esses padrões adotados pela plataforma.


Vale ressaltar que tanto para imagens quanto para vídeos, além de ser necessário seguir os critérios de tamanho e dimensão, os conteúdos precisarão estar de acordo com a política do YouTube. Se quiser entender melhor os termos dessa política, clique aqui.


Logo abaixo, dividindo em categorias, vamos explicar a você quais são esses requisitos e critérios.


Vídeos


Hoje a plataforma permite que os vídeos postados tenham diferentes proporções. O player é adaptado de forma automática para o tamanho ideal do vídeo conforme o dispositivo utilizado pelo espectador. Porém, nos computadores a proporção estabelecida pelo YouTube é de 16:9.


No caso de vídeos verticais em formato 9:16, a plataforma poderá acrescentar preenchimentos laterais, com o intuito de melhorar a visualização no computador. Geralmente, esse preenchimento será na cor branca, porém em casos em que o tema escuro esteja ativado, a cor mudará para preto ou cinza.


Em dispositivos móveis, Android e iOS, independente do tamanho do vídeo, a plataforma fará de forma automática, uma adequação do player para que o vídeo preencha toda a tela.

Resoluções e proporções


Quando usada a proporção padrão de 16:9, a recomendação é codificar conforme as resoluções abaixo:

2160p: 3840 x 2160 pixels. 1440p: 2560 x 1440 pixels. 1080p: 1920 x 1080 pixels. 720p: 1280 x 720 pixels. 480p: 854 x 480 pixels. 360p: 640 x 360 pixels. 240p: 426 x 240 pixels.


Duração e tamanho


A plataforma apresenta maiores restrições quando se trata de tamanho e duração. É padrão do YouTube, que para contas não validadas, os vídeos carregados tenham no máximo 15 minutos. Se sua conta não for validada e você quiser validar, acesse o link aqui e siga as orientações.


Quando a conta já está validada, o tamanho máximo de um arquivo deverá ser de 256 GB ou 12 horas de gravação, considerando o que for menor. Ou seja, vídeos que tiverem mais de 12 horas e seu tamanho seja de até 256 GB, também serão aceitos.


Stories no YouTube


A plataforma permite, como as demais redes sociais, o uso do recurso de histórias, os famosos stories, onde os criadores de conteúdo podem compartilhar imagens ou pequenos vídeos com seus inscritos. Porém, no YouTube, isso só é possível quando o criador tiver no mínimo 10 mil inscritos no seu canal.


Esses conteúdos poderão ser gravados diretamente pelo app nos dispositivos móveis ou ainda poderão ser carregados a partir da galeria do Android ou iOS. A duração máxima para os stories do YouTube, é de 15 segundos e aceito apenas no formato vertical.


Imagens


Agora que você já sabe quais são os critérios e requisitos para postar seus vídeos no YouTube, vamos aprender as diretrizes para as imagens, para que tenham uma perfeita exibição, independente do recurso de visualização.


As imagens usadas na plataforma, que são a foto de perfil, o banner do canal, a marca-d’água e a thumbnail, tem, cada uma delas critérios próprios de dimensão, formato e tamanho, veja a seguir.


Dimensões e tamanho da foto de perfil


Para a imagem de perfil, esta deve ser um arquivo do tipo JPG, GIF, BMP ou PNG, não permitindo GIFs animados ou outro formato. O tamanho recomendado para essa imagem é de 800 x 800 pixels.


É responsabilidade da plataforma ajustar automaticamente a imagem carregada do perfil para o tamanho de 98 x 98 pixels, no formato quadrado ou redondo, adequando ao espaço de exibição.


Critérios para a imagem do banner


A exibição do banner do seu canal muda conforme o recurso de visualização utilizado, seja um dispositivo móvel, um computador ou mesmo uma televisão, pois de acordo com a tela terá dimensões diferentes. Em vista disso, será necessário seguir algumas recomendações para ter uma imagem que se ajuste corretamente ao visor e não comprometa a mensagem que está sendo transmitida.


A plataforma estabelece alguns critérios de dimensão para imagem do banner. A medida mínima para envio é de 2048 x 1152 pixels com proporção de 16:9. Para uma proporção adequada, use também a medida 2560 x 1440 pixels.


A área de segurança para correta exibição de textos e logotipos fica estabelecida em 1235 x 338 pixels. Quando as imagens são maiores, elas poderão ser cortadas a depender do dispositivo, por isso, mantenha todas as informações relevantes dentro dessa área.

Quanto ao tamanho do arquivo, este deve ser de 6 MB ou menos e no formato JPG, GIF, BMP ou PNG.


Recomendações para a marca-d’água


Uma das recomendações do YouTube para a imagem de marca-d’água é que possua fundo transparente, de formato PNG, para que não haja muita informação e que esta gere distração para quem está assistindo.


A marca-d’água será exibida no canto inferior direito do vídeo, permitindo aos espectadores fazer a inscrição no seu canal enquanto estiverem assistindo seu conteúdo. É importante lembrar que, caso o conteúdo do seu canal seja voltado para o público infantil, a marca-d’água não irá aparecer nos vídeos.


Para a imagem de marca-d’água a plataforma também determina alguns critérios. A imagem deve ser quadrada e ter dimensão mínima de 150 x 150 pixels e o tamanho do arquivo deve ser menor que 1 MB.


Outra dica é você colocar a imagem para aparecer no final do vídeo, em algum horário personalizado e até mesmo deixar a imagem visível durante todo o vídeo.


Thumbnail


As thumbnails são imagens em miniatura, que aparecem quando buscamos um conteúdo. No YouTube, funcionam como uma capa para o seu vídeo e permite que os espectadores tenham uma prévia do conteúdo a ser exibido. Quando bem elaboradas, são excelentes métodos para instigar a visualização.


A imagem da miniatura deve estar de acordo com alguns critérios estabelecidos pela plataforma. Sua dimensão deve ter 1280 x 720 pixels, respeitando o formato em JPG, GIF ou PNG. Seu tamanho deve ser menor do que 2MB e precisam apresentar proporção 16:9.


Agora que você já aprendeu sobre os critérios quanto aos tamanhos e dimensões dos vídeos e das imagens do seu canal no YouTube, faça os devidos ajustes da sua foto de perfil, imagem do banner e da marca-d'água no YouTube Studio. Vá até o menu Personalização e em seguida escolha a opção Branding. Para a adequação da thumbnail, você pode editar as configurações de miniatura de um vídeo já carregado ou ainda definir uma nova miniatura durante o upload de um novo vídeo.


E aí, você gostou das dicas?


Esperamos ter te ajudado com esse conteúdo! Continue acompanhando nossos textos e assine nossa newsletter para receber em primeira mão!


Mande uma mensagem aqui no direct ou envie um e-mail para: contato@patestudio.com.br


Telefone: (11) 2356-1191 WhatsApp: (11) 94065-8326



Nos siga em nossas redes sociais e fique sempre de olho nas novidades!


1 comentario


Walderez Di Donato
Walderez Di Donato
07 sept 2022

😍

Me gusta
bottom of page