E-COMMERCE 2021: 8 TENDÊNCIAS PARA ALAVANCAR AS VENDAS
top of page
  • Foto do escritorPat Estúdio

E-COMMERCE 2021: 8 TENDÊNCIAS PARA ALAVANCAR AS VENDAS

Atualizado: 11 de mar. de 2021


O e-commerce não para de crescer, de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com o Compre & Confie, apresenta um faturamento de R$41,92 bilhões de janeiro até agosto de 2020, um aumento de 56,8% se comparado a 2019.


Você já tem sua loja online? Caso tenha acha que precisa dar uma repaginada? Separamos 8 tendências de e-commerce para quem pretende surfar na onda das vendas online.


1 - LOJAS ONLINE INTERATIVAS


Oferecer aos clientes interatividade pode ser uma ótima opção para alavancar as vendas. Os clientes procuram experiências com as marcas, e a interatividade é um recurso essencial. Inserir em seu e-commerce ferramentas que passem o máximo de veracidade sobre o produto que elas estão comprando, de maneira humanizada, traz ao cliente uma ótima percepção sobre sua marca.


2 - BUSCA POR CONTROLE DE VOZ

Os assistentes virtuais praticamente ganharam vida em 2021, a Alexa, da Amazon, ou o Google Assistant, da Google, são cada vez mais utilizados. A tendência é que chamada de voice commerce, pode ser utilizada aos mais diversos e-commerces, com diferentes finalidades, desde pedidos de comida em restaurantes, até a pesquisa de produtos em uma loja virtual.


3 - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL


Por meio da inteligência artificial é possível conhecer a fundo seus potenciais clientes e os respectivos comportamentos de compra. A partir do momento que as lojas virtuais passam a oferecer melhores experiências de compra, é possível oferecer exatamente o que o cliente espera. A Amazon, por exemplo, tem um recurso de recomendação de produto, o assim que acionado, mostra ao cliente os produtos que podem ser interessantes. Esta seleção é feita com base nos itens que já foram pesquisados ou comprados no site.


4. NOVAS PRÁTICAS DE SEO (Search Engine Optimization)


SEO é um dos pilares da otimização de e-commerces, que impulsiona o rankeamento nos mecanismos de busca, como o Google. A ferramenta é utilizada há algum tempo, e é sempre aprimorada para melhorar o posicionamento das lojas virtuais. Partindo deste ponto, algumas ações podem reduzir o tempo de carregamento de páginas, assim você não corre o risco do cliente desistir da compra, o uso de design responsivo permite ótimas experiências em quaisquer tipos de dispositivos.


5. VERSÃO MOBILE COMMERCE


De acordo com a Panorama do Comércio Móvel no Brasil, 85% dos brasileiros que possuem um smartphone fazem compras online. Então se você tem um e-commerce trabalhe para oferecer a melhor experiência de compra via smartphone.Pense sempre que este processo deve ser o mais agradável para quem acessa sua loja via celular. Invista em soluções como aplicativos que permitem às compras direto pelo celular.


6. VÍDEOS


Os vídeos também são uma tendência do e-commerce. Um bom vídeo é bem aceito pelos consumidores, seja para apresentação e demonstração dos produtos, ou como forma de manter o engajamento com seus clientes.


7. ASSINATURAS


Criar e promover um plano de assinaturas é uma grande estratégia de negócios. Empresas de diversos segmentos têm optado por este recurso, e lançam pacotes mensais para seus clientes. Um exemplo é a Glambox (cosméticos), que oferece uma assinatura mensal na qual o cliente recebe todo mês em sua casa uma caixa com diferentes produtos de beleza.


8. CHATBOTS


O recurso ainda continua em alta, afinal os consumidores esperam ser atendidos o mais rápido e simplificado possível por suas marcas de preferência. O recurso agiliza o atendimento ao cliente, e é cada vez mais comum encontrar lojas virtuais com atendimentos virtuais inteligentes e eficientes.


Sua empresa ainda não tem um e-commerce? Nós da P@t Estúdio somos especialistas em marketing digital!


Caso você precise da nossa ajuda, entre em contato conosco, envie um e-mail para: contato@patestudio.com.br


Telefone: (11) 2356-1191


WhatsApp: (11) 94065-8326⠀


Créditos: P@t Estúdio

bottom of page