Métricas do Instagram Insights para o perfil e stories
top of page
  • Foto do escritorPat Estúdio

Métricas do Instagram Insights para o perfil e stories



O Instagram Insights é uma ferramenta gratuita que é oferecida pela própria plataforma, com o objetivo de mostrar todas as informações relacionadas às publicações, stories e aos seguidores, os Insights mostram o desempenho da sua conta no período selecionado.


Neste texto, vamos abordar as métricas do perfil e dos Stories. Para você conseguir ver essas informações, você deverá mudar sua conta pessoal para uma conta comercial, aqui vai um passo a passo: perfil > configurações > conta > mudar para perfil comercial > continuar > conecte-se com uma página no Facebook. Caso a sua conta já for comercial, você terá que entrar em insights que se encontram no seu perfil.


Veja abaixo suas métricas do perfil:


1. Visitas ao perfil:

É uma das mais fáceis de acessar, o que é muito bom, porque é uma informação que é preciso saber constantemente. Essa métrica mostra a quantidade se visualizações que sua conta obteve durante um certo período. A parte positiva de saber estes dados é que você será capaz de fazer uma comparação com datas anteriores e ver quais estratégias mais deram certo na sua conta e quais podem ser feitas para poder aumentar mais a quantidade de pessoas visitando o seu perfil.


2. Alcance:

Essa métrica mostra a quantidade de pessoas que visualizaram seus posts em um certo período. Do mesmo modo que a métrica de visitas, esta é ótima para poder identificar a taxa de crescimento do seu perfil e o que você pode mudar nele para alcançar mais pessoas.


3. Compartilhamentos:

Provavelmente, eles são até mais importantes do que os likes, pois eles mostram que o público gostou tanto da sua publicação, que compartilharam com outros usuários, que podem também gostar do conteúdo e visitar o seu perfil e você ganhar um novo seguidor. Para você poder saber este número, é só ir em qualquer publicação que deseja, clicar em ver informações e ver o número mostrado com o ícone de compartilhamento (avião de papel).


4. Interações:

As interações são a quantidade de pessoas que interagiram com a sua publicação, é importante entendermos as interações para poder estimar a taxa de engajamento. Considerando a quantidade de likes, comentários e salvamento das publicações.


5. Salvos:

Essa métrica é muito estimada, pois mostra que os seus seguidores gostaram do conteúdo postado para salvar em seus perfis com o intuito de consultar depois o assunto (isso pode acontecer, pelo fato do seguidor às vezes não ter tempo para ler o conteúdo todo na mesma hora).


6. Cliques no site:

Quando temos algum link na bio do perfil, podemos ver a quantidade de pessoas que clicaram nele para entrar no seu site, blog, canal no YouTube, ir para uma conversa direta no WhatsApp, etc.


7. Horários de maior atividade:

Muitos que gerenciam uma conta no Instagram, não sabem os horários que o público mais fica online e essa métrica ajuda exatamente com isso. Para poder visualizar os melhores horários para postar no seu perfil, basta ir em: insights > público > seguidores. Terá um gráfico mostrando os dias da semana e as horas que o seu público mais interage com a sua conta.


8. Taxas de engajamento:

Essa métrica é muito importante para quem tem o desejo de crescer dentro da plataforma, pois mostra a quantidade de engajamento que suas publicações e o perfil tiveram. Para poder entender melhor ela, basta fazer uma conta de divisão (tanto para o de perfil quanto para o de publicação).

A fórmula para fazer o cálculo para saber a taxa de engajamento do perfil é só dividir o número médio de interações pela a quantidade de seguidores da sua página. Agora, para saber a das publicações basta dividir o número de interações do post pelo o alcance que a publicação teve no dia.


9. Crescimento dos seguidores:

Essa métrica significa a quantidade de usuários que seguiram a sua página em um determinado tempo. Esses números são muito bons para você saber se o seu conteúdo foi o suficiente para colaborar com o crescimento do seu perfil.


10. Características da audiência:

Todo mundo sabe que é muito importante conhecer o seu público, você sabia que essas informações a própria plataforma disponibiliza? Você pode até ter sua persona definida, porém às vezes seus conteúdos vão para outro tipo de público e essa métrica mostra quem é o seu verdadeiro público, o que ajuda bastante na hora da produção de conteúdo. Dentro dela, você consegue identificar a faixa etária, a localização e o gênero dos usuários que mais interagem com as suas publicações e seu perfil.



Além de poder ver as informações do seu perfil, você também pode ver as do seus Stories!

Abaixo estão as métricas para esta análise:


1. Interações nos Stories:

Nesta métrica, você pode visualizar as ações que foram realizadas nos Stories postado no seu perfil, são elas:


· Número de pessoas que responderam a publicação;

· Compartilhamentos;

· Número de usuários que foram visitar o seu perfil após visualizarem o conteúdo;

· Cliques na bio após a visualização;

· Quantas pessoas clicaram nas figurinhas (caso forem utilizadas nos Stories e marcação de outros perfis).


2. Saídas dos Stories:

Essa é uma das métricas que você não vai querer ver com um número alto, ela se trata da quantidade de pessoas que pularam os seus Stories. Então, se o número dessa métrica for alto, comece a revisar suas estratégias, porque algo que você publicou acabou não gerando interesse no seu público.


3. Toques para voltar:

Se o número dessa métrica for alto, parabéns! Você publicou um conteúdo que gerou interesse no público que acabou clicando para voltar para verem novamente a publicação.

Caso queira conhecer nossos serviços, entre em contato conosco enviando um e-mail para: contato@patestudio.com.br


Aproveite e nos siga em nossas redes sociais:

bottom of page