Como transformar o meu negócio em um produto digital?
top of page
  • Foto do escritorPat Estúdio

Como transformar o meu negócio em um produto digital?

2020 e 2021 foram anos de grande mudança no mercado, e as empresas tiveram que se adaptar ao ambiente digital. Mas, a dúvida ainda de muitos empreendedores é como transformar o seu trabalho em um produto que pode ser vendido online. Confira algumas dicas para aplicar no seu negócio e não ficar para trás nesse novo momento digital!


Com a aceleração e transformação do mercado desde o ano de 2020, adaptar-se ao ambiente digital tornou-se uma necessidade para as empresas atuais. Os produtos digitais são uma das formas de expandir o negócio para a internet e podem ser considerados também uma nova fonte de renda além do trabalho tradicional.

Um produto digital, portanto, é qualquer item que seja comercializado no meio online. Não há uma estrutura física, ou seja, que precise de armazenamento ou entrega por frete. Tudo acontece digitalmente e online. Workshops, palestras online, mentorias, consultoria online, e-books, eventos online são exemplos de produtos digitais!

Pense em atividades que você fazia presencialmente em sua empresa e agora terá que adaptar para o ambiente digital. Os treinamentos que fazia com seus funcionários, por exemplo, podem virar um produto digital em formato de vídeo ou texto para ser vendido para outras empresas similares à sua. Uma palestra que você ministrava em uma outra instituição pode virar um vídeo do YouTube com acesso restrito ou de forma gratuita. Todos esses detalhes dependerão da sua estratégia, e você pode começar a elaborar uma agora mesmo com o passo a passo que vamos deixar abaixo!

Confira um passo a passo de como criar o seu produto digital:

1. Decida um assunto: Dê preferência para assuntos que você domina e tem capacidade para compartilhar, de forma que vá agregar algo ao próximo. Não fale de algo que você não tem certeza ou não tem experiência.

2. Escolha um formato: Para escolher o formato ideal, você deve pensar em:

  • recursos que vai precisar para a produção, como computador, microfone e câmera, em caso de vídeos, software de edição etc.;

  • qual a preferência do seu público para aquele assunto, como outras pessoas estão fazendo (e como pode se destacar);

  • dentro da sua realidade, qual é o mais adequado para começar (tente fazer com os equipamentos que já possui sem ter que gastar muito).


3. Defina o público e a persona: Quem vai consumir esse produto que você está produzindo? Para qual tipo de público é? Qual rede social esse público mais utiliza? Como o seu conteúdo vai ajudar essa persona? Do que ela está precisando? Quanto ela está disposta a pagar? Lembre-se de fazer uma pesquisa de produtos digitais similares a esse que você está criando para ter como referência, inclusive sobre a faixa de preço, para você não lançar algo muito fora do padrão da área.

4. Crie o produto: Agora é hora de colocar a mão na massa! Crie o produto digital com as ferramentas que estiverem ao seu alcance, e não esqueça de estabelecer prazos para que o seu produto seja lançado de forma organizada.

5. Escolha a plataforma de hospedagem: Você pode colocar o seu produto digital na Hotmart, por exemplo, ou na Udemy. Ou, se você já tiver um site próprio, o produto pode ser vendido por lá também.

6. Faça a divulgação e o plano de vendas: Em quais canais você vai divulgar o produto digital? Qual será o calendário de divulgação? Por quanto tempo o carrinho ficará aberto ou o produto ficará disponível para download? Como o produto chegará até o consumidor final? (Anúncios, distribuição de conteúdo gratuito, etc.) Não se esqueça que o plano de divulgação e vendas é a base para a criação de um produto digital.


Não adianta você ter um ótimo produto e não planejar corretamente como vendê-lo ou como divulgá-lo.

Criar um produto digital sozinho pode não ser tarefa fácil, então pense em pessoas de confiança para te ajudarem (como colegas de trabalho, por exemplo), assim vocês dividem as tarefas e conseguem realizar o passo a passo de forma mais assertiva e organizada, sem pular nenhum deles.


Caso você precise de uma empresa para criar o seu produto digital e já decidiu que não quer criá-lo sozinho, estamos à disposição!



Entre em contato conosco pelo e-mail contato@patestudio.com.br e solicite seu orçamento!


Siga em nossas redes sociais e fique sempre de olho nas novidades e demais notícias!

bottom of page