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Foto do escritorPat Estúdio

Afinal, ainda vale a pena criar um blog em 2021?

Essa é uma dúvida recorrente de empreendedores nos tempos atuais, já que o blog é uma ferramenta considerada mais “antiga” do que as redes sociais que estão bombando. Neste texto, explicamos para você a nossa opinião sobre o assunto!


Após anos de popularidade no marketing digital, muitas empresas estão se perguntando se ainda vale a pena ter um blog em 2021, pela grande predominância das redes sociais na divulgação de conteúdos e negócios nos dias atuais.

Os blogs foram uma das primeiras formas de divulgação de conteúdo na internet há anos atrás (aproximadamente 10 anos), sendo divulgados através de ferramentas como Blogspot e Wordpress, por exemplo, onde você criava de forma o seu blog de forma gratuita. Os blogs eram utilizados, primeiramente, de forma mais pessoal (onde pessoas físicas divulgavam seus textos sobre diversos assuntos de seu interesse), e posteriormente com o crescimento dessas ferramentas, o blog começou a ser observado também pelas empresas, que começaram a investir na divulgação de seus serviços através do Marketing de Conteúdo.

“Marketing de Conteúdo é uma estratégia de atração de clientes por meio da criação de conteúdo relevante (textos, vídeos, ebooks, posts em redes sociais). É um método de marketing que não faz promoção direta da marca, mas atrai o público-alvo ao trazer soluções para seus problemas. O blog é uma das principais ferramentas utilizadas neste tipo de estratégia de Marketing.” Rock Content adaptado por PatEstúdio

Apesar da popularidade das redes sociais atualmente, ainda vale a pena sim criar um blog! Porém, antes de criar um blog, você precisa realizar um planejamento e encará-lo como uma nova oportunidade de negócio. Não adianta você criar um blog e deixá-lo de lado. Você precisará dedicar parte do seu tempo para produzir conteúdos que sejam relevantes para o seu público, que esclareça dúvidas sobre o seu produto e realizar as devidas interações com a audiência (como responder comentários, por exemplo).

“Eu já tenho rede social criada para a minha empresa. Preciso mesmo ter um blog?” É importante que você entenda que um canal não exclui o outro. Enquanto as redes sociais são excelentes canais de relacionamento, o blog contribui principalmente para gerar tráfego e autoridade (ser uma autoridade no assunto é fazer com que o público perceba que você sabe do que está falando, que tem experiência e resultados comprovados no assunto). Portanto, os canais se complementam. O blog é uma ótima forma de esclarecer dúvidas e explicar de forma mais aprofundada sobre a sua área de atuação. Aliás, tendo um blog, você terá mais um tipo de conteúdo para publicar nas suas redes sociais, ou seja, toda vez que você publicar um novo texto, você poderá divulgar em suas redes sociais, levando as pessoas para um outro tipo de plataforma. É importante o público saber que você está em diversos canais.

Lembrando que, blog é uma categoria de site. Você pode ter um site com uma aba de blog, ou pode ter somente um blog.

Um site com uma categoria de blog é um site com informações institucionais, cases, depoimentos, etc e que divulga conteúdos informativos. Um blog é um site mais simples somente com textos de conteúdos informativos.


Agora que você já sabe que é importante ter um blog, deixaremos aqui algumas dicas de como criar um blog relevante!


1. Desenvolva um planejamento:

Decida os temas do blog, frequência de postagem, objetivo do blog e como este poderá ajudar nas vendas do seu produto ou serviço;

2. Crie conteúdos relevantes e de valor:

Perceba as principais dúvidas do seu público e procure esclarecê-las nesses textos. Produza conteúdos aprofundados e que possam mostrar para o público que você entende do assunto.

3. Otimize as suas páginas com SEO:

Dentro de toda ferramenta de blog existe o SEO, que otimiza o seu site para as buscas do Google. Realize toda a configuração de SEO que existe na plataforma que você usará para o blog, assim seus textos poderão ser mais facilmente encontrados no Google através de palavras-chave.

4. Utilize formulários e Chamadas para Ação:

Utilize formulários de contato para que o público possa interagir com você ou entrar em contato com a sua empresa. Crie “chamadas para ação” ao final de cada texto, incentivando a audiência a comentar, sugerir conteúdos, enviar dúvidas, ou seguir os seus perfis nas redes sociais, por exemplo.

5. Conecte o blog com outros canais de marketing digital:

Conecte o seu blog com as redes sociais, divulgando novos textos em formato de posts no Instagram e Facebook, envie e-mails marketing divulgando esse conteúdo (newsletters), etc.

6. Monitore os resultados:

Semanalmente ou mensalmente, é importante que você monitore os resultados do seu blog. Analise as visualizações, compartilhamentos e comentários, assim você perceberá qual conteúdo o público mais consumiu para continuar produzindo e qual conteúdo precisa ser melhorado ou explorado.



Está sem tempo para criar um blog e quer ter um profissional para o seu negócio? Entre em contato conosco enviando um e-mail para: contato@patestudio.com.br para realizar um orçamento desse serviço!


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