O QUE É O VIDEOMARKETING E COMO FUNCIONA?
top of page
  • Foto do escritorPat Estúdio

O QUE É O VIDEOMARKETING E COMO FUNCIONA?

Você sabia que as estratégias de utilizar vídeos atraem mais consumidores a sua página? Neste texto, iremos abordar sobre o que é o Vídeo Marketing e como ele funciona nas redes sociais.


O Vídeo Marketing é uma ferramenta dentro de uma estratégia de Marketing, com o objetivo de criar seus conteúdos e fazer divulgação através de vídeos para atrair clientes. Durante a quarentena, muitas empresas e até mesmo influenciadores digitais utilizaram essa ferramenta para vender seus produtos ou fazer divulgação, o que ajuda muito a venda e atrai o público para ver seu site e seu perfil, ou para adquirir o produto.


Essa ferramenta pode ser considerada dividida em:

· Campanhas publicitárias;

· Vídeos com influenciadores digitais;

· Vídeo gravado do seu próprio celular (Stories ou lives);

· Utilizar para mostrar produtos de sua empresa;

· Utilizar para se promover.


Sem nem perceber, você está fazendo uma estratégia de Marketing, que nada mais é de entregar o conteúdo e ao mesmo tempo, trazer pessoas para perto e ao fazer isso, você pode ter várias possibilidades. Se repararmos bem, sempre tem pessoas falando com você no Instagram ou então, quando aparece uma imagem animada, tudo isso é planejado.

Mas por que o Vídeo Marketing é tão forte? A maioria das pessoas no mundo utilizam a internet e o maior tráfego online é de vídeos, incluindo Instagram, YouTube, Facebook, Twitter, Netflix, e muitas outras plataformas.


Para termos uma ideia de como o Vídeo Marketing é forte no mercado, aqui estão algumas informações:

· A cada 60 segundos de vídeo, o YouTube recebe 2.8 milhões de visualizações

· No Facebook, acontecem mais de 700 mil logins únicos

· No Instagram, são realizadas quase 40 mil postagens a cada 60 segundos

· No Whatsapp, são trocadas 20 milhões de mensagens


São muitos números! Agora imagina montar uma estratégia de Marketing, usando o Vídeo Marketing nessas redes sociais e nesses canais de comunicação com a sua audiência. Antigamente, fazer uma peça de publicidade ou usar o vídeo como uma ferramenta, era muito complicado e caro, isso só era possível por grandes empreendedores e quem tinha muitos bens. Agora, hoje em dia, qualquer um que possui um celular pode criar seus conteúdos e ter contato direto com seus seguidores.


Quando se faz vídeos, consequentemente, aumenta o tráfego orgânico nas suas redes sociais, ou seja, as pessoas começam a te descobrir sem que você precise gastar nada. Quando é feito um conteúdo em vídeo que seja relevante para as pessoas, elas compartilham, curtem, marcam outras pessoas nos comentários e com isso, começa a gerar sua audiência. Assim que sua audiência for gerada, e você for postando seus conteúdos dentro de sua estratégia, seus seguidores terão você como uma “autoridade” e quando você é percebido como uma autoridade, as pessoas te dão mais ouvido, isso faz com que fique mais fácil utilizar os gatilhos mentais, ferramentas de venda, você pode até mesmo convencer as pessoas a fazer algo. E é daí que surgiu os influenciadores digitais, se olharmos bem, que no feed do Instagram posta fotos muito bonitas, mas quando entramos nos stories, é um vídeo atrás do outro falando de marca, de produto, viagem, parcerias com trocas de favores e serviço.


O vídeo tem vários poderes dentro do Marketing, como por exemplo, a viralização. É muito mais fácil viralizar conteúdos em vídeos do que conteúdos em fotos (lógico que também viraliza, porém, não tanto quanto em vídeo). Se pararmos para perceber, o vídeo sempre estará conectado com o conteúdo que deseja passar, seja explicando, fazendo alguma propaganda, etc. As pessoas começam a enxergar a te enxergar como alguém que quer ajudá-las, que pensa em seu cliente, que deseja fazer parte de seu dia a dia e com isso, as pessoas começam a se tornar fãs, começam a te seguir, começam a interagir com os seus conteúdos, pelo fato de você estar pensando em seu público e não simplesmente na venda de seu produto, no Marketing ou na estratégia, mas sim, estar entregando conteúdo a eles.


É por isso que o Vídeo Marketing é certeiro, porque tem conteúdo e vídeo, tudo no mesmo lugar. O poder de um vídeo é muito grande, no começo pode até ser complicado, mas vale muito a pena. Afinal, as coisas só começam a acontecer quando você sai de sua zona de conforto e começa a buscar algo de melhor para si mesmo.


Caso queira conhecer nossos serviços, entre em contato conosco enviando um e-mail para: contato@patestudio.com.br


Gostou do conteúdo? Nos siga em nossas redes sociais e fique sempre de olho nas novidades e demais notícias!

bottom of page