• Pat Estúdio

Como escrever legendas que convertem?

As legendas podem ajudar a aumentar o engajamento do seu perfil. No texto de hoje, deixamos algumas dicas de como escrever legendas que captam a atenção do seu público!


As legendas te ajudam a se conectar com seu público, a dialogar de forma clara sobre determinado assunto. Quanto mais objetivo, atencioso e empático você for, mais suas legendas chamarão atenção. Legendas grandes às vezes parecem não converter bem, não é mesmo? Isso nem sempre é verdade e não se aplica para todo tipo de post... se a sua legenda abordar um conteúdo mais extenso, lembre-se que a primeira frase dela deve ser bem atrativa para que o público possa se interessar e continuar lendo! O tamanho da legenda não importa. O que realmente importa é o conteúdo delas e se este está realmente bem elaborado!

Deixamos abaixo algumas dicas de como escrever legendas de qualidade:


1. Faça perguntas para o leitor:

Convide-o a pensar sobre algum assunto, a se questionar sobre determinada situação referente ao tema do seu post.


2. Fale sobre assuntos atuais:

Lembre-se de produzir conteúdo sempre com temas atuais que possam ajudar o seu público a entender algum assunto.


3. Dê comandos de ação:

Peça para curtirem, comentarem, compartilharem, deixarem suas dúvidas sobre o tema ou continuarem a acompanhar o perfil.


4. Faça afirmações contundentes:

Estude bem o tema antes de produzir o post, analise se o seu conteúdo está realmente claro para quem vai ler pela primeira vez sobre aquele assunto.


5. Conte uma história (histórias conectam):

Dependendo do tipo de post, você pode até mesmo contar uma experiência pessoal referente àquele assunto. Quando você contextualiza um tema, fica mais fácil do público compreender e de se conectar com o post.

6. Se mostre vulnerável, não esconda seus problemas:

Mostre-se como um ser humano a fim de contribuir com outros seres humanos. Muitas vezes achamos que pode não ser interessante falar de nossa vida pessoal ou de experiências pessoais em nossas redes sociais comerciais, mas é importante que o público que te acompanha saiba que você tem uma experiência relevante que te fez crescer. Não se esqueça de ser você e não tenha medo de mostrar quem você é! Ser autêntico é também um diferencial.


7. Mostre resultados:

Se você presta algum tipo de serviço, faça posts com depoimentos de clientes que te contrataram, ou até mesmo se você vende algum produto físico ou virtual, recolha depoimentos de pessoas que compraram de você mostrando como estiveram satisfeitas. Os depoimentos ajudam você a ter mais credibilidade com o público que está te conhecendo, te ajuda a futuramente vender seus serviços para esses novos seguidores que se tornarão clientes.


8. Seja útil, ajude a sua audiência:

Como já falamos anteriormente, publique conteúdos que possam ajudar a sua audiência em algo. Seja a se aprofundar em algum assunto, ter conhecimentos específicos em uma área ou ensinando o passo a passo de alguma coisa. Adeque a ajuda ao seu conteúdo e esteja sempre a disposição de quem te acompanha nas redes sociais!

As legendas são um ponto bem importante da produção de conteúdo, mas não se esqueça que ela é parte de um trabalho maior, do gerenciamento de redes sociais! Confira nosso texto sobre COMO GERENCIAR AS REDES SOCIAIS.


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