Como proteger o perfil do Instagram de golpes
top of page
  • Foto do escritorPat Estúdio

Principais golpes no Instagram e como prevenir o seu perfil

Conheça os principais golpes que estão sendo aplicados dentro do aplicativo Instagram e saiba como prevenir o seu perfil com os recursos de segurança!


As fraudes estão cada vez mais presentes no ambiente digital, e com as redes sociais isso não é diferente.

Diversos golpistas estão se passando por perfis fakes, enviando links com vírus na direct do Instagram ou oferecendo ofertas de ganhar seguidores e aumentar o engajamento do perfil. Ainda, tem aqueles que invadem o perfil de alguém conhecido e começam a vender itens nos stories (como eletrodomésticos ou móveis de casa) dizendo que é para ajudar uma família que está precisando de ajuda financeira, fazendo com que os seguidores respondam, cliquem em links para comprar e tenham as suas contas também invadidas, além do prejuízo financeiro que também pode acontecer nesses casos.

Portanto, fique atento! Não clique em nenhum link desconhecido dentro do Instagram se te enviarem na Direct, não realize compras pelo stories de amigos, priorize sempre os sites confiáveis para realizar qualquer tipo de compra. Não aceite ofertas para ganhar seguidores e engajamento, pois isso pode também derrubar o seu perfil e fazer com que você perca o acesso à conta.

Se você ver que algum perfil de um conhecido seu está com alguma dessas características acima, avise imediatamente a pessoa para que ela possa tomar as devidas providências.


Mas, como proteger então o meu perfil contra esses golpes?

Além das orientações acima de não clicar em links desconhecidos ou aceitar propostas de perfis fakes no Instagram, ative a verificação de duas etapas seguindo o passo a passo abaixo:


Passo 1: Acesse o seu perfil no Instagram e, no canto superior direito, clique no botão de três traços (menu);

Passo 2: Em seguida, selecione a menu "Configurações";

Passo 3: feito isso, clique em "Segurança";

Passo 4: Agora, selecione "Autenticação de dois fatores";

Passo 5: Escolha o método de segurança entre WhatsApp, aplicativo de autenticação e SMS;

Passo 6: Será enviado um código de confirmação através do método escolhido. Informe a combinação no Instagram e clique em "Avançar";

Passo 7: Com isso, a verificação em duas etapas estará ativada! Para desabilitá-la, basta seguir o mesmo passo a passo. Finalize o processo clicando em "Avançar".

Passo 8: Ao final, serão exibidos alguns códigos reserva que servem para recuperar o acesso à conta caso haja algum problema com o método de verificação principal. Guarde essas combinações e não compartilhe com terceiros. Para sair da tela e encerrar o processo, clique em "Concluir".

Pronto! Agora você ativou a verificação de duas etapas e seu perfil está mais seguro!


A verificação de duas etapas vai ajudar o Instagram a identificar toda vez que um novo usuário entrar no seu perfil por qualquer outro dispositivo desconhecido. Até mesmo no seu dispositivo, se em algum momento você deslogar de sua conta, quando você entrar novamente, precisará solicitar o código da verificação de duas etapas.

Sempre que algum perfil tentar acessar a sua conta, um código será enviado para você. Ou seja, outra pessoa não conseguirá acessar sem esse código. Dessa forma, seu perfil estará protegido!


Continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais para mais conteúdos como esse! Compartilhe essa informação com mais pessoas.

bottom of page